quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Código genético


Boa noite! 
Você conhece o Cógido genético??

O Código genético consiste na chave de codificação do alfabeto de 4 letras do DNA para as 20 letras das proteínas. E foi decifrado no ano de 1965.


A mensagem genética contida no DNA é formada por um alfabeto de quatro letras que correspondem aos quatro nucleotídeos: A, T, C e G. Com essas quatros letras é preciso formar “palavras” que possuem o significado de “aminoácidos”. Cada proteína corresponde a uma “frase” formada pelas “palavras”, que são os aminoácidos. De que maneira apenas quatro letras do alfabeto do DNA poderiam ser combinadas para corresponder a cada uma das vinte “palavras” representadas pelos vinte aminoácidos diferentes que ocorrem nos seres vivos.

O vídeo  abaixo  mostra as propriedades do Código genético:
 

Informações sobre o Código genético: 

Compostos capazes de induzir mutações no DNA

Diversos agentes químicos, como aldeídos presentes na fumaça do cigarro ou em poluentes urbanos e industriais, produzem uma série de compostos no organismo humano, conhecidos como adutos, que são capazes de induzir mutações no DNA e podem causar o desenvolvimento do câncer.

Para medir e quantificar esses adutos, que em níveis elevados estão associados a diversos tipos de câncer, pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP) estão utilizando técnicas ultrassensíveis como a espectrometria de massas.


Alguns dos resultados do Projeto Temático, realizado com apoio da FAPESP, foram apresentados no 4º Congresso BrMASS, realizado pela Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas em dezembro, em Campinas (SP).


De acordo com Marisa Helena Gennari de Medeiros, professora do IQ e coordenadora do projeto, seu grupo de pesquisa tem conseguido detectar e quantificar adutos produzidos por aldeídos (eteno adutos) tanto em células humanas em cultura como em tecidos do fígado, cérebro e pulmão de ratos expostos à poluição.


“Dentre as técnicas que têm sido utilizadas, a espectrometria de massas é atualmente a mais importante e eficiente para se detectar como quantificar adutos no DNA”, disse.


O objetivo dos pesquisadores é utilizar esses adutos como marcadores biológicos (biomarcadores) em situações clínicas para detectar o risco de desenvolvimento de um câncer ou para avaliar a exposição a diferentes poluentes urbanos e industriais.


Por meio desses biomarcadores, em uma cidade como São Paulo, onde a população está exposta a diversos poluentes, seria possível avaliar qual deles, especificamente, é o responsável por uma determinada quantidade de adutos no DNA. “Com isso, teríamos uma prova específica de que um determinado poluente realmente afeta a saúde humana”, disse Medeiros.


Utilizando espectrometria de massas combinada com a técnica de marcação isotópica – em que uma substância é “marcada” ao incluir isótopos pouco comuns em sua composição química – os pesquisadores demonstraram a formação de um aduto derivado do acetaldeído.


O estudo indicou que o composto produzido a partir da queima da madeira e do tabaco de cigarro, entre outras fontes, pode ser um marcador biológico de exposição tanto à poluição urbana como para o alcoolismo, que é um dos principais fatores para o surgimento de câncer de boca, garganta e faringe.

Notícia retirada do Blog de divulgação científica:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Transcrição e tradução


 Transcrição

A transcrição consiste na síntese de RNA. Ela é realizada por um complexo enzimático cuja enzima chave é a RNA polimerase, composta de várias subunidades e que realiza a polimerização do RNA a partir de um molde de DNA.

O link abaixo descreve bem como este processo é realizado:

http://www2.bioqmed.ufrj.br/prosdocimi/RNA/transcricao.htm 


Tradução

 A tradução é um dos processos mais complexos da maquinaria celular tanto eucariótica quanto procariótica. Neste processo, a informação sai do genoma de DNA para a formação de mRNAs, que comandam toda a maquinaria celular. Como o “idioma” do DNA e do RNA é o mesmo, os nucleotídeos, a informação é transcrita, ou seja, copiada.

Para mais informações: http://www.qieducacao.com/2011/04/replicacao-transcricao-e-traducao.html


Aqui as respectivas figuras destes dois processos:


 




Imagens retiradas de:   http://www.sobiologia.com.br/conteudos/figuras/Citologia2/RNA2.JPG e
http://www.ufpe.br/biolmol/aula3_RNAtranscri.htm

Replicação


É o processo em que ocorre a duplicação do DNA. Nele as duas fitas de DNA de cada cromossomo são desenroladas por uma enzima denominada helicase e cada fita de DNA se dirige a síntese de uma fita de DNA complementar para gerar dois duplex DNA, sendo que cada um dos cromossomos é idêntico à molécula. É descrita como semiconservativa. A principal enzima, a qual cataliza a síntese de DNA usando as fitas parentais como molde é chamada DNA polimerase. Esta enzima utiliza os seguintes desoxiribonucleotídeos: dATP, dCTP, dGTP e dTTP como precursores de nucleotídeos.


O vídeo abaixo ilustra esse importante processo:


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ácidos Nucleicos




Os ácidos nucleicos  são os responsáveis pelo controle de todas as atividades celulares e pela manutenção da estrutura das células.
Há dois tipos de ácidos nucleicos, são eles: DNA (ácido desoxiribonucleico) e RNA (ácido ribonicleico).Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) podem ser vistos como uma cadeia linear composta de unidades químicas simples chamadas nucleotídeos.  
O nucleotídeo é um composto químico e possui três partes: um grupo fosfato, uma pentose (molécula de açúcar com cinco carbonos) e uma base orgânica. Nas moléculas de DNA a pentose é uma desoxiribose enquanto que nas moléculas de RNA a pentose é uma ribose. A base orgânica, também conhecida como base nitrogenada, é quem caracteriza cada um dos nucleotídeos, sendo comum o uso tanto do termo seqüência de nucleotídeos quanto o termo seqüência de bases. 
As bases são: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U), sendo as duas primeiras chamadas de purinas e as três últimas chamadas de pirimidinas. No DNA são encontradas as bases A, G, C e T. No RNA encontra-se a base U ao invés da base T.
O  DNA uma estrutura simples formada por dupla-hélice, composta por duas fitas que guardam a informação genética. As duas fitas unem-se pela ligação regular das bases de seus nucleotídeos. A adenina sempre  se liga a uma timina e vice-versa e a guanina sempre com uma citosina e vice-versa. As duas fitas são anti-paralelas, ou seja, as fitas possuem orientação 5'- 3' opostas uma em relação a outra. Já o RNA é formado por uma fita simples e como já citado anteriormente o açúcar de seu esqueleto é a ribose. O mesmo  possui Uracila ao invés de Timina.
  
                                                Tipos de RNA

RNAm (mensageiro): é um intermediário entre a informação genética do DNA e a síntese protéica.
RNAr (ribossômico): é estrutural quando faz parte da composição do ribossomo.
RNAt (transportador):desempenha papel enzimático como transportador, entre outros papéis.


 

Um breve histórico sobre a Biologia Molecular



Vários pesquisadores contribuíram para o desenvolvimento da Biologia Molecular. Um deles foi Gregor Mendel. Através da análise de cruzamentos entre ervilhas, ele deduziu a presença de fatores hereditários que eram propagados de forma estável de geração a geração sendo responsável pela formação de características individuais. Walter Sutton,  pode acompanhar o comportamento dos cromossomos durante a produção dos gametas, que se mostrou semelhante ao comportamento dos elementos hereditários propostos por Mendel. Então, surgiu a teoria cromossômica da herança, a qual postula que os fatores hereditários estejam fisicamente localizados nos cromossomos. Já William Astbury fez estudos pioneiros em moléculas biológicas, utilizando a técnica de difração de raios-X. O mesmo estudou também a estrutura do DNA, tendo dado os primeiros passos na explicação da sua estrutura.

Porém, o grande avanço da Biologia Molecular só ocorreu a partir do estudo de sistemas “simples” como bactérias e bacteriófagos. A utilização desses dois tipos de seres vivos em vários experimentos permitiu, por exemplo, identificar que a molécula de DNA contém a maioria, senão toda a informação genética de uma célula. Todas essas pesquisas foram e são de extrema importância para a descoberta da estrutura clássica Watso-Crick do DNA  em 1953 e também para o variado conhecimento que temos sobre a Biologia Molecular.



.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Biologia Molecular





A Biologia Molecular é uma área da Biologia que tem como principal objetivo o estudo da Biologia a nível molecular com especial atenção ao estudo da estrutura e da função do material genético e esta diretamente relacionada com outras áreas como Genética, Citologia e Bioquímica.

Está disciplina estuda as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas e a forma como essas interações são reguladas.
Assim compreende os estudos dos processos de replicação, transcrição e tradução do material genético e a regulação desses processos.