terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ácidos Nucleicos




Os ácidos nucleicos  são os responsáveis pelo controle de todas as atividades celulares e pela manutenção da estrutura das células.
Há dois tipos de ácidos nucleicos, são eles: DNA (ácido desoxiribonucleico) e RNA (ácido ribonicleico).Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) podem ser vistos como uma cadeia linear composta de unidades químicas simples chamadas nucleotídeos.  
O nucleotídeo é um composto químico e possui três partes: um grupo fosfato, uma pentose (molécula de açúcar com cinco carbonos) e uma base orgânica. Nas moléculas de DNA a pentose é uma desoxiribose enquanto que nas moléculas de RNA a pentose é uma ribose. A base orgânica, também conhecida como base nitrogenada, é quem caracteriza cada um dos nucleotídeos, sendo comum o uso tanto do termo seqüência de nucleotídeos quanto o termo seqüência de bases. 
As bases são: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U), sendo as duas primeiras chamadas de purinas e as três últimas chamadas de pirimidinas. No DNA são encontradas as bases A, G, C e T. No RNA encontra-se a base U ao invés da base T.
O  DNA uma estrutura simples formada por dupla-hélice, composta por duas fitas que guardam a informação genética. As duas fitas unem-se pela ligação regular das bases de seus nucleotídeos. A adenina sempre  se liga a uma timina e vice-versa e a guanina sempre com uma citosina e vice-versa. As duas fitas são anti-paralelas, ou seja, as fitas possuem orientação 5'- 3' opostas uma em relação a outra. Já o RNA é formado por uma fita simples e como já citado anteriormente o açúcar de seu esqueleto é a ribose. O mesmo  possui Uracila ao invés de Timina.
  
                                                Tipos de RNA

RNAm (mensageiro): é um intermediário entre a informação genética do DNA e a síntese protéica.
RNAr (ribossômico): é estrutural quando faz parte da composição do ribossomo.
RNAt (transportador):desempenha papel enzimático como transportador, entre outros papéis.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário